O modernismo deu se origem a partir da indagação - Porque tenho que seguir o que eles acham que é correto? Por que o tradicional é que tá certo? Porque não posso escrever como eu quero? Ou pintar lá fora, ou vestir uma roupa diferente? O modernismo surgiu da necessidade de quebrar essas formas tradicionais, abandoná-las, e construir uma nova cultura. Um exemplo de movimento artístico dentro do Modernismo e o Art Nouveau que preocupados em tornar mais agradáveis os objetos industrializados, os artistas criam elementos decorativos estilizando formas animais e vegetais. Exemplos disso são os desenhos florais aplicados nos pés de ferro das máquinas de costura (como a velha maquina no quarto de costura da minha avó), em papéis de parede, em grades de ferro fundido.
Houve nessa época uma oposição direta aos movimentos artísticos anteriores, oposição essa que era muito forte nos paises da Europa, já por aqui no Brasil tínhamos a seguinte visão – ficaremos livres das antigas algemas porque queremos liberdade para criar, mas isso não quer dizer que lá no passado não possa ter algo o qual eu possa utilizar.
A emoção foi outro ponto importante utilizada como elemento de cisão, ruptura. Era possibilidade de utilizar o louco, o absurdo e o inesperado, despertando emoções que antes, por causa dos padrões tradicionais, não poderiam ser vividas na arte. Mesmo “louco” a arte deveria ter os pés no chão, palpável a realidade de modo a levar ate as pessoas aquilo se desejava transmitir.
De certo o Modernismo mudou e caracterizou todo modo de arte desde a literatura, filosofia, pintura, arquitetura, teatro e, inclusive, o cinema, como o, já comento antes por nós aqui no blog, Cidadão Kane, um filme que quebrou o modo comum de se fazer cinema daquela época, com tomadas de câmera incomuns (de baixo pra cima), iluminação inusitada, transição entre planos enfim um filme sem igual que rompeu o modismo da época e se tornou um clássico.
Hoje em dia existe o questionamento se ainda estamos no Modernismo e se as características já correspondem a outro momento. Na minha opinião acredito que seja cedo para podermos afirmar alguma coisa, mas de certo, de alguma maneira estamos fazendo historia.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário