sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Forma segue função, modernismo, expressão e emoção.

FORMA E FUNÇÃO
A forma sempre segue a função, isso é uma visão funcionalista. Nas aulas ministradas pelo professor Archanjo foi ensinado que a função aparece como um elemento determinante e estruturador da forma. Que antes de qualquer estética, vem a funcionalidade. Mas hoje em dia nem sempre é assim, que a estética às vezes vêm à funcionar para a sociedade muito melhor do que o objetivo de função em si. O estereótipo de beleza impostos pela sociedade atual define que a estética vem em primeiro lugar, porém a razão está escancarada desde o final da década de 1910, quando o princípio 'forma segue a função' e a crítica ao ornamento foram adotados por designers e aplicados aos projetos de design moderno, por exemplo: a escola de design Bauhaus, que teve grande influência nesse sentido.




MODERNISMO


O movimento moderno baseou-se na ideia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Havia a imposição do novo e abolição do antigo, novos padrões de estéticas eram criadas para serem seguidas. As pessoas precisavam enxergar o "novo", adaptar-se à novas formas de ver a arte e o design, precisavam acima de tudo, largar o antigo, deixar de viver com coisas antigas, passadas.


EXPRESSÃO E EMOÇÃO

Aprendemos que através de linhas faciais, ou movimentos corporais podemos avaliar os sentimentos e emoções das pessoas. No modernismo, a emoção fez total participação, fazendo com que as pessoas sentissem com a arte, o design, a arquitetura, enfim, surgiu um estranhamento das novas formas do artista se expressar. O designer é desafiado à compreender as emoções o tempo todo, por isso é importante para nós sabermos com quem e com o que estamos lidando. Saber interpretar as emoções de um cliente, por exemplo, é fundametal para a desenvoltura de todo um projeto.

Petit Bisous, mon chèries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário