sábado, 7 de novembro de 2009


Bauhaus, Pós-Modernidade e Cibercultura


A arquitetura é o principal foco da escola Bauhaus, mas o seu objetivo é o de unificar diversos gêneros culturais. A Bauhaus (Escola alemã de Design e Arquitetura) estimulou o desenvolvimento do Modernismo no campo do Design e Arquitetura. As origens desta Escola estão relacionadas ao movimento Arts and Crafts.

Por parte de Walter Gropius há uma busca por novos paradigmas. A Bauhaus produzia diversas revistas e nelas divulgavam ideologias da Escola. Paul Klee e Kandinsky foram um dos principais mestres da academia alemã, nela havia um método de ensino que propunha inovação, liberdade de criação e execução dos projetos. Um ponto principal em seu método de ensino é um curso similar ao de desenho básico, pois afirmam que a expressão gráfica é essencial para um designer.

O Pós Modernismo segue de forma similar conceitos e características do Modernismo, mas há um exagero nesses aspectos. Não houve uma mudança perceptível do Modernismo para o Pós Modernismo, com isso muitos julgavam o termo Pós Modernismo como precipitado.

Na segunda metade do século XX, iniciam-se mudanças mais evidentes. O surgimento da tecnologia da informação e comunicação foram favoráveis para a expansão dos produtos, mas também selecionam informações que acabam chegando ao público com pouca qualidade. A partir de 1980 origina-se um processo de integração global de vários gêneros. No conjunto de valores culturais desta época encontramos: Multiplicidade, Fragmentação e Entropia.

A crise da representação foi o momento da perda dos referencias que eram utilizados no momento de uma criação. Isso resultou na crise ética e estética. Com a criação de uma sociedade global, integrada, alegou-se que não se deve excluir os movimentos anteriores pois, assim haverá uma perda dos mercados consumidores.

Os recursos audiovisuais são muito utilizados, pelo fato da força da sua mensagem transmitida. A gama (cibercultura) das mídias estimula ainda mais estes meios, formando indivíduos medíocres culturalmente.

A cibercultura é uma forma sócio cultural. Ela é a relação entre a Pós Modernidade e as novas tecnologias digitais e estão expostas para interação com qualquer ser humano. A internet e diversas tecnologias aproximam cada vez mais as pessoas de todo o mundo.

O ciberespaço é um sistema onde todos podem interagir uns com os outros, onde se conectam com as novidades do mundo, se socializam e principalmente evoluem conforme a agilidade das mutações do mundo. Assim como a cibercultura pode trazer consequências boas para milhares de pessoas por todo o mundo, ao mesmo tempo trouxe consequências ruins com relação a questão de socialização entre os indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário